Uma planta descoberta por pesquisadores da Epagri de Itajaí, originária do litoral catarinense, será a matéria prima para o primeiro sal de origem vegetal do Brasil.
A Sarcocornia produz sal cristalizado com três vezes menos cloreto de sódio do que o sal de cozinha. A grande vantagem é que além do sódio ela tem em sua composição outros sais que também dão sabor ao alimento e não causam mal à saúde.[3]
A Erva de Sal é conhecida por seu potencial como alimento funcional, devido ao elevado valor nutricional e a variedade de compostos bioativos.
No Brasil, não existe uma denominação popular para a planta e nem registro de seu uso, contudo, na Europa a planta já foi introduzida no mercado como um vegetal fresco "desfolhado" semelhante ao aspargo verde.
A planta foi considerada uma fonte vegetal de boa qualidade nutricional para consumo humano, por conter quantidades consideráveis de nutrientes e compostos antioxidantes naturais.
Sinonímia
- Arthrocnemum ambiguum (Michx.) Moq.;
- Arthrocnemum perenne (Mill.) Moss ex Fourc.;
- Arthrocnemum variiflorum Moss;
- Salicornia ambigua Michx.;
- Salicornia andina Phil.;
- Salicornia bergii Lorentz & Niederl.;
- Salicornia corticosa var. nachtigalli Niederl.;
- Salicornia doeringii Lorentz & Niederl.;
- Salicornia fruticosa var. andina (Phil.) Gunckel;
- Salicornia fruticosa var. doeringii (Lorentz & Niederl.) Speg.;
- Salicornia magellanica Phil.;
- Salicornia perennis Mill.;
- Salicornia peruviana var. andina Reiche;
- Salicornia peruviana var. doeringii (Lorentz & Niederl.) Reiche;
- Salicornia radicans Sm.;
Acredito que esta descoberta vai favorecer o bem estar e segurança daqueles que não podem consumir o sódio. Todos serão privilegiado por isso. É um grande achado da ciência aqui no Brasil. Nos Estados Unidos já tem inclusive azeite dessa planta...
Mais saúde Mais economia para você!
Fonte: