terça-feira, 8 de março de 2016

GVR (Gerador Visual de Resultados) - Case de Sucesso com colaboradores de supermercado



GVR: Gerador Visual de Resultados. É uma ferramenta que possibilita: avaliação, mensuração, melhoria dos processos e trabalho em equipe.

1. O  que significa GVR?

GVR: Gerador Visual de Resultados.

2. Quais são as vantagens do GVR?

- É uma ferramenta que possibilita: avaliação, mensuração, melhoria dos processos e trabalho em equipe;
- É um jeito de “ver” o desenvolvimento das competências individuais e coletivas;
- GVR é simples e aplicável em qualquer tipo de empresa;
- Baixo custo. Não há necessidade de tecnologia ou software;
- É um processo coletivo: todos participam do processo;
- Disseminação da cultura do ‘foco na solução e não no problema’.

3. O que é GVR?

- Trata-se de painel com informações visuais disponível para os colaboradores;
- Elaborado com base em diversos conceitos teóricos: Kanban; Painel de Gestão à Vista; neurociência, pensamento visual, facilitação gráfica; metodologia ágil e scrum; checklist; 5 S (seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke) e PDCA.

4. Case de sucesso:

Supermercado Zamp - Zamprogna Distribuidora de Alimentos. Curitiba - Pr.

5. Como fizemos a implantação do GVR no setor da reposição de supermercado:

5.1 Treinamento da equipe: capacitação técnica e operacional. Trabalhamos com o Programa EscolhiSerMelhor. Assuntos abordados: responsabilidades do repositor, trabalho em equipe e foco na solução e não no problema.

5.2 Os repositores foram divididos em equipes. O objetivo de cada equipe era fotografar a loja e também o depósito.

5.3 Fizemos análise das fotos: pontos fortes e críticos.

5.4 Cada loja fez o seu painel de GVR.

5.5 Como funciona o GVR:
a) Todos os dias o líder do setor avalia no GVR:
- Limpeza
- Organização
- Asseio pessoal e EPIs(equipamentos de proteção individual, uniforme)
- Comportamento profissional
- Atendimento ao cliente

b) Cada item é avaliado por meio de uma cor:
- Verde: excelente
- Amarelo: pode melhorar
- Vermelho: inadequado

c) Semanalmente é realizada uma reunião.
- Utilizamos o GVR, fotos e anotações.




6. Resultados obtidos:

- A avaliação é coletiva: isso gera desconforto no começo do processo. Mas, ao longo das semanas acontece gradual "cobrança positiva" da equipe;
- Os resultados são expressivos: motivação e também melhoria do trabalho;
- A ferramenta GVR é poderosa, mas não é milagrosa! O papel do líder é fundamental. É necessário disciplina para efetuar diariamente o registro das cores (verde, amarelo, vermelho) e também bom senso para avaliar.


7. Desenvolvedores do GVR: Cléia Elaine Soares - Diretora do Grupo Diferencial, Psicóloga CRP 08/07013, Coaching, MBA em Gestão em Marketing e Psicopedagogia. Tonny Nascimento - Diretor da empresa E-27, com Formação Gerencial no Varejo. Gestor de produção e consultor em Gastronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário