GVR: Gerador Visual de Resultados. É uma ferramenta que
possibilita: avaliação, mensuração, melhoria dos processos e trabalho em equipe.
1. O que significa GVR?
GVR: Gerador Visual de Resultados.
2. Quais são as vantagens do GVR?
- É uma ferramenta que possibilita: avaliação, mensuração,
melhoria dos processos e trabalho em equipe;
- É um jeito de “ver” o desenvolvimento das competências
individuais e coletivas;
- GVR é simples e aplicável em qualquer tipo de empresa;
- Baixo custo. Não há necessidade de tecnologia ou software;
- É um processo coletivo: todos participam do processo;
- Disseminação da cultura do ‘foco na solução e não no
problema’.
3. O que é GVR?
- Trata-se de painel com informações visuais disponível para
os colaboradores;
- Elaborado com base em diversos conceitos teóricos: Kanban;
Painel de Gestão à Vista; neurociência, pensamento visual, facilitação gráfica;
metodologia ágil e scrum; checklist; 5 S (seiri, seiton, seiso, seiketsu e
shitsuke) e PDCA.
4. Case de sucesso:
Supermercado Zamp - Zamprogna Distribuidora de Alimentos.
Curitiba - Pr.
5. Como fizemos a implantação do GVR no setor da reposição
de supermercado:
5.1 Treinamento da equipe: capacitação técnica e
operacional. Trabalhamos com o Programa EscolhiSerMelhor. Assuntos abordados:
responsabilidades do repositor, trabalho em equipe e foco na solução e não no
problema.
5.2 Os repositores foram divididos em equipes. O objetivo de
cada equipe era fotografar a loja e também o depósito.
5.3 Fizemos análise das fotos: pontos fortes e críticos.
5.4 Cada loja fez o seu painel de GVR.
5.5 Como funciona o GVR:
a) Todos os dias o líder do setor avalia no GVR:
- Limpeza
- Organização
- Asseio pessoal e EPIs(equipamentos de proteção individual,
uniforme)
- Comportamento profissional
- Atendimento ao cliente
b) Cada item é avaliado por meio de uma cor:
- Verde: excelente
- Amarelo: pode melhorar
- Vermelho: inadequado
c) Semanalmente é realizada uma reunião.
- Utilizamos o GVR, fotos e anotações.
6. Resultados obtidos:
- A avaliação é coletiva: isso gera desconforto no começo do
processo. Mas, ao longo das semanas acontece gradual "cobrança
positiva" da equipe;
- Os resultados são expressivos: motivação e também melhoria
do trabalho;
- A ferramenta GVR é poderosa, mas não é milagrosa! O papel
do líder é fundamental. É necessário disciplina para efetuar diariamente o
registro das cores (verde, amarelo, vermelho) e também bom senso para avaliar.
7. Desenvolvedores do GVR: Cléia Elaine Soares - Diretora do
Grupo Diferencial, Psicóloga CRP 08/07013, Coaching, MBA em Gestão em Marketing
e Psicopedagogia. Tonny Nascimento - Diretor da empresa E-27, com Formação
Gerencial no Varejo. Gestor de produção e consultor em Gastronomia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário