sábado, 11 de julho de 2009

GASTRONOMIA HOSPITALAR


Ah! Esse assunto e amo de paixão....vamos ver como está melhorando a alimentação em hospitais!

Os desafios da gastronomia nas dietas hospitalares são identificados segundo Jorge (2003) em diferentes aspectos que vão desde a identificação precisa de necessidades e expectativas dos clientes, até a tradução mais fidedigna em produtos saudáveis, nutritivos, atrativos, gostosos e principalmente que colaborem para a manutenção e recuperação do estado nutricional.

Ainda é necessário resgatar a associação do prazer ao consumo de alimentos, mesmo que estes façam parte de dietas restritas e controladas o cliente assume olhares diferenciados sobre a assistência nutricional e com informações e expectativas crescentes, torna-se um crítico agente de mudança de seu tratamento.

O nutricionista como ator desse cenário, não pode mais assistir passivamente às solicitações diversificadas, devendo agir com ciência, saber e criatividade para unir objetivos dietéticos, clínicos e sensoriais.

Verifica-se que a associação entre alimentação, dietética e saúde como recurso terapêutico, é descrita desde a antiguidade; aplicada de maneira empírica e posteriormente, estudada e comprovada. Desde o surgimento dos hospitais, até sua evolução, apresentam-se avanços em tendências terapêuticas, aliados às ações de hospitalidade e hotelaria, para a promoção da qualidade de vida e conforto dos clientes.

A nutrição hospitalar e a gastronomia agregam valor histórico a esse cenário e resultam no aprimoramento contínuo da assistência nutricional. Justifica-se a importância do presente estudo, com o objetivo de elaborar a revisão histórica da gastronomia hospitalar e de sua evolução desde a antiguidade até os dias atuais.

10 comentários:

  1. Olá! Gostei do Blog, mas tenho algumas duvidas.
    Sou academico de gastronomia, me formo em Julho deste ano e queria partir pra area da gastronomis hospitalar.
    O que eu quero saber e não consigo encontrar quase nada a respeito, é onde tem especializaçãoes, pós graduação e como esta o mercado da gastronomia hospitalar.
    Obrigado, Rafael Pacheco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mercado é muito promissor.
      Precisa-se de profissionais na área dietética que são muito poucos e a necessidade é grande.
      Mande-me mensagem para falecomigo@tonnyshop.com.br
      Um abraço!

      Excluir
    2. Rafael, visite meu site www.e-27gastronomia.com.br e poderemos conversar mais posteriormente. Temos várias atividades envolvendo a gastronomia Hospitalar.

      Excluir
  2. Ola meu nome é camila sou formada em gastronomia e queria muito trabalhar nessa área, gostaria de saber mais sobre assunto.
    Att
    Camila
    novomilenio.camila@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, visite meu site www.e-27gastronomia.com.br e veja o que temos a nível de Gastronomia Hospitalar.

      Um abraço.

      Excluir
  3. Sou estudante de gastronomia, e me interesso muito por essa area, mas ainda tenho muitas duvidas. Penso em fazer um pós em nutrição, mas me passou a ideia de fazer em gastronomia hospitalar. Vale realmente a pena? Como esta o mercado de trabalho nesta area? Tenho tantas duvidas, se pudesse me ajudar eu estaria muito agradecida..
    ass: Danielle Queiroz Martins
    dany_qrz@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielle o mercado é muito promissor.
      visite meu site www.e-27gastronomia.com.br
      Poderemos voltar a conversar mais sobre o assunto.

      Um abraço.

      Excluir
  4. Olá. Existe uma Especialização em Gastronomia Hospitalar em Santa Catarina - na cidade de Blumenau.
    www.icpg.com.br

    Nutricionista Camila
    Professora de Qualidade nos Serviços de Nutrição e Gastronomia Hospitalar
    contato: camibona@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila visite meu site www.e-27gastronomia.com.br temos o Curso de Gastronomia Hospitalar com Ênfase em Dietas Hospitalares. Lá você encontrará outros cursos de Interesse. Vamos conversar sobre e montar uma turma legal.

      Excluir
  5. Voce Pode se Aperfeiçoa Acada Dia e so aver interesse de sua parte. E fazer parte dessa equipe maravilhosa que veio so para ajudar a voce a Somar em sua vida proficional...

    ResponderExcluir