quinta-feira, 12 de março de 2009

A ECOGASTRONOMIA


Essa é boa! Enfim, mais uma tendência de mercado, de alimentação, de comportamento...geração SLOW FOOD! Para que? Como? Vamos ver do que se trata....e degustar desta vez uma preparação show! Fiquem sempre ligados nas novidades deste blog....lembrem sempre: a gastronomia de dividiu em pedaços bem interessantes! Acessem o http://www.slowfoodbrasil.com.br/ e vejam novidades sobre o assunto!


O movimento Slow Food representa a união entre a ética e o prazer da alimentação com uma palavra: ecogastronomia. Restitui ao alimento sua dignidade cultural, favorece a sensibilidade do gosto e luta pela preservação e uso sustentável da biodiversidade. Protege espécies vegetais e raças animais, contribuindo com a defesa do meio ambiente, da cozinha típica regional, dos produtos saborosos e do prazer da alimentação.



Ainda dentro do princípio da ecogastronomia, o Slow Food apóia um novo modelo de agricultura, que é menos intensivo e mais saudável e sustentável, com base no conhecimento das comunidades locais. Este é o único tipo de agricultura capaz de oferecer formas de desenvolvimento para as regiões mais pobres do nosso planeta.


Pão caseiro com castanha de baru


Ingredientes :

200g de castanha de baru tostada e moída sem pele
1 kg de farinha de trigo
1 ½ copos tipo americano de leite
1 copo tipo americano de açúcar
1 colher de sopa de sal de cozinha
3 colheres de sopa de manteiga de leite
½ copo tipo americano de óleo vegetal
2 colheres de fermento
4 ovos

Modo de fazer

Coloque a farinha de trigo e a castanha do baru moída numa vasilha e misture. No liquidificador, coloque um por um todos os outros ingredientes e bata bem. Junte a mistura do liquidificador à vasilha onde está a farinha e o baru. Amasse bem.

Deixe a massa descansar por 30 minutos. Em seguida, enrole as partes no tamanho desejado e coloque numa forma com o fundo polvilhado com farinha de trigo.

Deixe crescer novamente por 60 minutos. Depois, leve ao forno pré-aquecido para assar.


Rendimento: 30 pãezinhos


Obs: O baruzeiro (Dipteryx alata Vog) é uma planta leguminosa arbórea nativa do Cerrado. Seus frutos amadurecem entre Setembro e Outubro, e contém uma castanha com um sabor delicado e agradável, conhecida como Castanha de Baru
Josefina Luiza da Costa e Solange dos Santos Castro fazem parte da Agrotec - Centro de Tecnologia Agroecológica de Pequenos Produtores (Diorama-GO)


Nenhum comentário:

Postar um comentário