quarta-feira, 11 de março de 2009

OS MANDAMENTOS DO CHEFE


Este texto eu achei muito oportuno para aqueles que desejam galgar espaços mais elevados na profissão. O autor expõe a visão adequada para chegar ao nosso objetivo..mesmo porque, o chefe é o que vai ajudar em nosso sucesso profissional! Aproveitem,....Que bifão!




Há uma dezena de fatores que influi em uma carreira profissional. Mas a experiência prática mostra que o primeiro deles, em ordem de importância, é se dar bem com o chefe.


Todas as promoções ou são de iniciativa do chefe, ou dependem da opinião do chefe. Por iso, aqui vão os dez mandamentos do bom relacionamento com o chefe.


  1. Nunca falar mal do chefe. As orelhas do chefe são do tamanho de todas as paredes e de todos os corredores da empresa;

  2. Nunca ofuscar o chefe. Seja na roupa, no comportamento, ou na inteligência;

  3. Jamais colocar a culpa no chefe, principalmente quando a culpa é do chefe;

  4. Naão assumir responsabilidades que são do chefe. Se não existe um subchefe oficial, isso não significa que a função será de quem pegar primeiro;

  5. Não tratar o chefe como amigo íntimo na frente de colegas e clientes;

  6. Não interromper o chefe quando ele está falando, não é que chefes não gostam de ser interrompidos, detestam;

  7. Nunca dizer"chefe, temos um problema" Isso é o que se chama de delegar para cima. O chefe não quer problemas, quer soluções.

  8. Jamais perguntar se um trabalho é urgente. Se o chefe em pessoa pediu, então é muito urgente.

  9. Nunca dizer que cometeu um erro porque não entendeu bem o que o chefe havia pedido. Se o chefe fala em gótico, o subordinado precisa aprender gótico;

  10. Nunca tentar explicar aos colegas alguma coisa que o chefe disse. Chefes não apreciam o subordinado portavoz. Se alguém tem dúvida, deve perguntar diretamente ao chefe.

Com certeza, muita gente, neste momento, está pensando: "Meu chefe não mrece tanta reverência porque é um péssimo chefe". Pode até ser verdade, mas não tem nada a ver. Se o chefe não aprendeu a ser um bom chefe, isso não isenta o subordinado de aprender a ser bom subordinado.



(Max Gehringer, CLÁSSICOS DO MUNDO CORPORATIVO, pgs 136-138, 2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário