quinta-feira, 12 de março de 2009

EM FOCO: A SAÚDE DOS OLHOS


Quem disse que um Cozinheiro não pode abordar esse assunto? Tanto pode que selecionei um artigo muito interessante...o cook pode preparar iguarias desde uma cenoura cozida no vapor, como poderá servi-la ralada em uma salada...como também na forma de ESPUMA....entramos em gastronomia molecular...ah! Será o próximo assunto então! Deguste esse conhecimento "bárbaro".


Recorda-se do velho conselho de comer cenouras para poder ver no escuro? Cada vez existem mais evidências de que os nutrientes antioxidantes presentes em muitas plantas, incluindo nas cenouras ou noutras frutas e vegetais vermelhos ou amarelos, óleos de peixe ou em vísceras podem ajudar a prevenir problemas de vista, que estão associados algumas das vezes com o envelhecimento.


Nos EU, cerca de 760 em 100.000 pessoas apresentam problemas de vista. As duas causas major da falta de vista, nos países ocidentais, são as cataratas e a degeneração macular associada à idade; ambas as condições estão associadas à diabetes, obesidade e envelhecimento. Apesar dos problemas visuais não colocarem em risco a vida de quem os apresenta, estes limitam consideravelmente a sua independência, mobilidade e qualidade de vida.


Os danos oxidativos são o maior fator de risco em ambas as condições. Existem cada vez mais estudos que mostram que os nutrientes antioxidantes, como a vitamina A, C e E, juntamente com os pigmentos carotenóides, como a luteína e a zeaxantina (encontradas nas frutas e vegetais), podem prevenir ou retardar o aparecimento destas formas de cegueira na velhice


Para manter os seus olhos com boa saúde, siga as recomendações seguintes:


Faça uma dieta saudável, repleta de fruta e vegetais.

Escolha frutas e vegetais verdes e amarelas escuras.

Os vegetais da família da couve, incluindo a couve-flor, as couves de Bruxelas e os brócolos são muito benéficos.

A luteína e a zeaxantina são encontradas em alta quantidade nas gemas de ovo, milho e espinafres.

Utilize óculos de sol para proteger os seus olhos dos raios.

Vigie outras doenças que aumentem o risco de degeneração visual, como a pressão arterial elevada.

Não fume.

Faça um check-up regular à vista.


Seddon, J. M.; Ajani, U. A.; Sperduto, R. D. et al. (1994) Dietary carotenoids, vitamins A, C and E, and advanced age-related macular degeneration. Journal of the American Medical Association 272 1413-1420

Um comentário:

  1. OLá Tonny, a Marilize me falou de você! Fico feliz que tenha gostado do meu espaço e com certeza, fique a vontade para colocar a matéria em seu blog.
    Acho bem interessante seu espaço,vou colocá-lo no "Pesquise aqui" do meu blog.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir