quarta-feira, 11 de março de 2009

SEGURANÇA NA COZINHA



  • Veja bem amigos: muitos acidentes e problemas relacionados com a segurança na cozinha poderiam ser evitados se os colaboradores..digo...colaboradores, pois, estamos no ambiente de trabalho prestando serviços, tomassem alguns cuidados importantes. Já presenciei acidentes gravíssimos em que o profissional teve que encerrar a sua carreira devido ao sério problema de ordem motora. Negligenciar tais procedimentos é colocar em risco a própria vida e a de outros também! Segue algumas orientações selecionadas por mim que ajudarão a manter a nossa saúde em todos os aspectos da vida.


    Limpe imediatamente o chão caso se derrame algo.

    Deite sal em chão escorregadio (só em casos de emergência) para reduzir o risco de caídas, enquanto se trazem os elementos necessários para proceder à limpeza.

    Não transporte elementos muito grandes que lhe obstruam a visão.

    Nunca corra na cozinha, caminhe. Prevenção de acidentes de trabalho.

    Não use equipamentos, ferramentas, artefato para processar, a não ser que os saiba usar corretamente.

    Nunca toque nos alimentos que estão a processar, nem sequer com uma com uma colher de pau ou espátula.

    Assegure-se de que as batedeiras, picadoras, liquidificadores, balanças eletrônicas, etc., estejam desligadas antes de pegar nelas.

    Quando termine de usar um desses eletrodomésticos deve sempre de o desligar da eletricidade antes de tratar do alimento processado.

    Não maneje equipamento elétrico, incluindo lâmpadas se tiver as mãos úmidas ou se está parada sobre chão molhado.

    Use o uniforme e até o avental. De esta forma evitará que este se prenda nos equipamentos.
    Use os equipamentos necessários apenas para a sua função especifica.

    Para evitar que uma criança deixe cair um copo de vidro ponha-lhe uns elásticos em volta do copo para lhe dar uma maior aderência.

    Supor sempre que as panelas estão quentes, manter as pegas fora do alcance das chamas.

    Abrir as tampas longe de si para deixar que o vapor se escape de maneira segura.

    Segurar nos fósforos longe de si antes de acender o gás.

    Usar jaleco de cozinha com mangas cumpridas duplas para se proteger de salpicos ou manchas de comida quente ou gordura. Também deve usar sapatos de couro que cubram os dedos e tenham sola anti-derrapante.

    Advertir sempre as pessoas que estão passando com panelas quentes, ou que estão por trás de alguém que está trabalhando com utensílio quentes.

    Utilizar sempre panos secos ou pegas para agarrar os utensílios quentes ou tabuleiros de forno. Manter as facas afiadas, caso contrário para cortar deverá exercer força e pressão, havendo então a possibilidade da faca se escapar e haver uma lesão.

    Cortar sempre os alimentos sobre uma tábua. Para que esta não se mova apóie-a sobre um pano.

    Corte sempre os alimentos no sentido de fora e longe de si ou de outras pessoas. Nunca tente agarrar uma faca que esteja a cair, dê um passo atrás e deixe-a cair livremente. Nunca deixe facas de molho no lava louça, ou em lugares onde não sejam visíveis. Prevenir as pessoas quando caminhar perto delas com uma faca na mão.

2 comentários:

  1. TONNY NASCIMENTO! Gostaria que em alguma s de sua próximas postagens esclareces algumas técnicas de manipulação dos alimentos e se realmente necessário manipular alimentos usando luvas de procedimento? Leandro cajado - Uberaba-MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ANVISA diz que é necessário...mas pesquisas feitas em Universidades no exterior dizem que o uso de luvas em manipulação de alimentos podem contaminar ainda mais o alimento.
      Desde que seja utilizada de forma correta: lavar e higienizar as mãos antes de utilizá-la e sempre que mudar de atividade, trocá-la.

      Excluir