sexta-feira, 6 de novembro de 2015

A Cozinha Vegetal é Sustentável?




Resolvi refletir um pouco com todos vocês que gostam de comer bem, ou até mesmo, não comer bem. Gostam daqueles junk foods saborosíssimos regados por deliciosos molhos coloridos e enriquecidos de substâncias flavorizantes que tornam esses alimentos viciantes e com muita gordura e açúcares dos mais variantes tipos.

O que temos por definição de: comer bem? Podemos associar à alimentos orgânicos; à alimentos enriquecidos com vitaminas, sais minerais. Podemos associar ao mercado de luxo que cresce, mesmo neste período de crise, onde paga-se valores elevados por 150g a 350g de comida servidas no prato em uma cozinha com estilo contemporâneo desenhado por designers famosos tanto gráficos como culinários. Vamos pensar: Na cozinha poderemos fazer uma arte em cada prato. Mesmo tendo pensadores que não concordam com essa visão lúdica da Gastronomia afirmando que a arte permanece e  a cultura se renova então a Gastronomia seria uma Ciência que pode representar um costume de uma época.

Temos uma cozinha super rica devido à nossa colonização e nestes últimos tempos com a imigração do povo árabe e outros povos teremos ainda mais uma variedade de opções de combinações saborosas.

Mas como o título mesmo  diz: A Cozinha vegetal quero ater-me com mais ênfase neste seguimento de alimentação que pouco a pouco cresce e se espalha pelo mundo. Quero falar de Brasil. Para algumas pessoas, a cozinha vegetal é exclusiva de vegetarianos e veganos (em outro texto posso falar mais sobre eles) em que o engano cobre completamente o saber dessas pessoas. Nestes últimos anos segundo a Organização Mundial da Saúde vem crescendo as patologias oriundas de alergias: doença celíaca, intolerantes a lactose, ao Gluten, aos ovos e muito mais - em outro artigo poderei falar sobre Dietoterapia em Patologias.

Quando participo de eventos sempre percebo que cada vez mais pessoas não participam dos itens do Coffee Break. Por que? Alguns tomam suco, comem frutas (quando têm). Outros ficam bem longe das mesas. Muito constrangedor olhar e identificar que essas pessoas têm alguma restrição. Pensei...refleti...e cheguei a uma conclusão: Poderei ajudar a transformar um desconforto em prazer, mesmo que momentâneo.

A Cozinha Vegetal vem trazer essa opção mais saudável. Saudável? Como poderemos pensar em saúde quando trabalhamos com restrição? Para esse público que não tolera alimentos de origem animal ou substâncias protéicas (Glúten) é saudável sim. O grande desafio é trabalhar  opções saborosas e de forma sustentável tanto no que se refere à Ecologia quanto economicamente rentável. Combinar elementos é uma alquimia. Eu fiz uma experiência: reduzir o consumo de carnes durante um mês. Reduzi em 20% minhas despesas. Substitui por ovos. Percebi que minha disposição melhorou. Percebi que tive mais energia. Esses 20% que economizei investi em sementes, óleo de coco, tahine, leguminosas. Pude investir em uma horta onde pude fazer Hortaterapia estando em contato com a terra.

A Cozinha Vegetal bem trabalhada vem contribuir para uma realidade em que, dentro de aspectos científicos devidamente comprovados, pode-se viver de forma mais livre de doenças oriundas do excesso de ingestão de alimentos de origem animal. Não se pode deixar de lado o profissional nutricionista que pode orientar dentro de sua “expertise” como fazer as combinações nutricionalmente corretas.

Em outro momento poderemos refletir sobre os alimentos orgânicos e transgênicos.


Estamos inaugurando uma nova fase na alimentação que já começou há alguns anos atrás. Um retorno ao princípio quando comi
a-se alimentos oriundos da terra. Comportamento que precisa ser monitorado por especialistas da área de saúde, isso inclui o profissional de alimentação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário