sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Qual a sua Missão?

Ultimamente tenho notado muitas pessoas que pensam mil e uma coisas: montar o negócio, casar, comprar um carro, mudar de emprego, fazer uma viagem. Tenho ponderado sobre as razões de nossa existência. Por que fazemos muitas coisas e pensamos em muitas coisas? Chega em um momento da vida que percebemos que não fizemos nada ainda.

Quero falar um pouco sobre trabalho. Tenho visto em meu meio social uma imensa busca por autosuficiência e muita gente imitando o comportamento de muitas pessoas de sucesso. Isso é muito positivo. Nos ajuda a sair da zona de conforto e ir adiante com mais força. Mas tenho visto também pessoas se debatendo em idéias dos outros tentando encaixar em sua realidade. Como se o lobo quisesse ser uma gazela. Qual a sua missão na sociedade? Qual a sua habilidade? Para que serve a sua habilidade? Até onde eu consigo ir com minhas habilidades e competências? De repente preciso terceirizar ajuda para essas respostas! Nosso meio social serve para isso. Se assim não fosse seríamos seres solitários. Cada pessoa ao nosso redor pode nos completar nos ensinando a sermos pessoas melhores quando desenvolvem seus discursos e suas orientações.

Tenho experimentado isso nesses anos. Ás vezes pode acontecer de recebermos uma crítica que nos coloca down, mas se fizermos uma pausa para pensar e se posicionar de forma humilde, sem levantar a bandeira da autodefesa, poderemos aprender com  aquela situação.

Há 3 anos atrás resolvi atender meus clientes de ensino culinário mas não tinha espaço para isso. Procurei uma Escola de Gastronomia para alugar o horário de atendimento e o proprietário que era Chef com várias graduações em várias Escolas pelo mundo além de muita experiência profissional disse-me que poderia utilizar o espaço sem problemas; faria um preço camarada mas eu não poderia assinar o certificado, pois, eu não tinha graduação. Era um protocolo da Escola. Foi o começo de minhas dores: com 20 anos de profissão. Atendi desde Copacabana Palace Hotel a Navio Transatântico. Tendo trabalhado com grandes Chefs Internacionais entre eles Patrick Blancart, Fillipe Brie, Luis Incao, Dilson Silva, Jonacy Alves dos Santos e muito mais com cargos de liderança. Além de ter formação técnica em instituições reconhecidas no Brasil não poderia assinar o certificado dos alunos. Sabe o que eu fiz? Entrei em depressão por 3 meses. Fiquei cheio de mi mi mi! Esse tempo que fiquei assim me fez refletir meu papel na sociedade: Sou um facilitador. Eu ajudo as pessoas a serem melhores na profissão. Tenho opções versáteis para atender as empresas que precisam melhorar sua lucratividade. BINGO!

Quando me dei conta disso, tudo mudou.  Fiz 3 coisas:

1) Parei com as lamentações. Dessa forma consegui mais força e pude perceber o horizonte de oportunidades em minha frente.

2) Busquei orientações sobre como montar meu negócio legalmente. Dessa forma poderia eu mesmo assinar e tornar oficial o Treinamento ou o Curso. Dirigi-me ao SEBRAE onde pude participar de cursos e palestras voltados para a área.

3) Escolhi um contador e abri a minha tão desejada empresa de Treinamentos e Cursos: E-27 Gastronomia.

Quanto alivio tive neste momento. Quanta alegria de poder ter meu próprio negócio e tocar de forma comercial. Mas isso tudo era o começo de algumas dores. Pois, sem capital inicial tive que me aperfeiçoar através de Youtube e Google. Alguém já sentiu a dor do crescimento? Aquela dor na perna, na cabeça....isso mesmo.

Mas uma coisa eu tinha clara em minha mente. Essa “coisa” chamei missão: ajudar as pessoas a serem melhores na Gastronomia. Melhores em seus trabalhos. Melhores na vida. Ajudar as empresas a serem autosuficientes. Minha missão é colaborar; seja de forma voluntária ou participativa.
Minha expertise é  na Cozinha, Confeitaria e Padaria. Hoje estou trabalhando com a Cozinha Vegetal. Levando às empresas e às pessoas opções de preparações saborosas que podem produzir para o consumo ou comercializar. O desenvolvimento humano, apoio à sociedade e atenção ao Planeta norteiam minha missão.

Quando isso fica bem claro, pilares de sustentação de suas idéias ficam mais estruturados e o desenvolvimento de seu negócio passa a ter um sentido.


E então? Qual a sua missão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário