Nos dias de hoje, o conceito de gastronomia passou daquele
estágio de modismo, para assumir um caráter muito importante na economia do
país. Sendo assim, cada detalhe ao seu redor é muito importante. A gastronomia
tangencia áreas de criação, produção, administração e marketing. É, sobretudo, um negócio que acompanha
tendências da economia, de estilos de vida das pessoas, comportamentos e,
principalmente, desejos e necessidades.
É por meio de pesquisa que o marketing identifica as
necessidades e desejos do cliente e desenvolve serviços e produtos, comunicação
e canal de distribuição adequados a esse mercado-alvo.
O setor gastronômico, portanto, necessita de inspiração e
muita criatividade por parte dos empreendedores; e de organização e estratégias
por parte dos gestores para conceber, produzir e vender produtos de sucesso.
O marketing transforma necessidades em desejos, fazendo com
que a gastronomia transfira significados sensoriais e emocionais para seus
clientes.
Desta forma, a essência do marketing gastronômico está em
criar diferenciação para a marca e investir na comunicação da mesma. Significa
ampliar o conhecimento que o cliente tem dela.
E não para por aí! É preciso despertar no cliente amor,
paixão, estima pela marca. O marketing gastronômico trabalha, então, não apenas
o tangível, mas o intangível: desejos, emoções, sensações.
Trata-se de dar um sentido e um valor próprio ao ato de ir a
um restaurante, bar ou cafeteria, fazendo com que o consumidor perceba mais do
que uma troca comercial, mais do que uma simples aquisição de um produto ou
serviço. É agregar valor!
Ainda mais é o paralelo entre o desejo, a necessidade e o desperdício. Como associar esses itens de forma harmoniosa e traçar um norte para que o prejuizo financeiro e econômico não seja grande?
Em tempo de crise, trabalhar o desperdício não só na área da produção mas nos bastidores do empreendimento se faz necessário.
Projeto em andamento já foi realizado em João Pessoa na Paraíba atendendo a UNIMED-JP com grupo fechado de 10 pessoas. Foi muito interessante!
Segundo Seminário realizado para alunos de Clínica Gastronômica Dietética com 100% de aceitação.
Próximo Seminário pode ser em sua cidade.
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