sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Marketing em Gastronomia - Pare de Jogar Dinheiro Fora


Nos dias de hoje, o conceito de gastronomia passou daquele estágio de modismo, para assumir um caráter muito importante na economia do país. Sendo assim, cada detalhe ao seu redor é muito importante. A gastronomia tangencia áreas de criação, produção, administração e marketing.  É, sobretudo, um negócio que acompanha tendências da economia, de estilos de vida das pessoas, comportamentos e, principalmente, desejos e necessidades.

É por meio de pesquisa que o marketing identifica as necessidades e desejos do cliente e desenvolve serviços e produtos, comunicação e canal de distribuição adequados a esse mercado-alvo.

O setor gastronômico, portanto, necessita de inspiração e muita criatividade por parte dos empreendedores; e de organização e estratégias por parte dos gestores para conceber, produzir e vender produtos de sucesso.

O marketing transforma necessidades em desejos, fazendo com que a gastronomia transfira significados sensoriais e emocionais para seus clientes.

Desta forma, a essência do marketing gastronômico está em criar diferenciação para a marca e investir na comunicação da mesma. Significa ampliar o conhecimento que o cliente tem dela.

E não para por aí! É preciso despertar no cliente amor, paixão, estima pela marca. O marketing gastronômico trabalha, então, não apenas o tangível, mas o intangível: desejos, emoções, sensações.

Trata-se de dar um sentido e um valor próprio ao ato de ir a um restaurante, bar ou cafeteria, fazendo com que o consumidor perceba mais do que uma troca comercial, mais do que uma simples aquisição de um produto ou serviço. É agregar valor!

Ainda mais é o paralelo entre o desejo, a necessidade e o desperdício. Como associar esses itens de forma harmoniosa e traçar um norte para que o prejuizo financeiro e econômico não seja grande?

Em tempo de crise, trabalhar o desperdício não só na área da produção mas nos bastidores do empreendimento se faz necessário.

Projeto em andamento já foi realizado em João Pessoa na Paraíba atendendo a UNIMED-JP com grupo fechado de 10 pessoas. Foi muito interessante!

Segundo Seminário realizado para alunos de Clínica Gastronômica Dietética com 100% de aceitação.

Próximo Seminário pode ser em sua cidade.


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