sábado, 7 de novembro de 2015

Hotel: Vegetarianos em Eventos





Estes dias eu estava numa roda de empreendedores e amigos. Entre vários assuntos que foram abordados 1 deles me chamou mais atenção: sobre vegetarianismo. Eu que trabalho com atendimento residencial e com empresas sempre percebi essa tendência de escolherem itens mais saudáveis e que mantenham a vitalidade e o bem-estar. Hoje se fala muito de alimentação saudável, funcional, macrobiótica, ayurveda, sem gluten, sem lactose, vegana e vegetariana.

Vou me ater aos vegetarianos estritos nos quais incluem os veganos que têm comportamento mais ativista: defendem a causa animal. Esse público tem crescido muito nesses últimos anos em torno de 8% dados de 2012 do IBGE.

O Instituto Ipsos em recente pesquisa constatou que 28% das pessoas no Brasil “têm procurado comer menos carne”. É o segundo maior índice mundial, próximo ao canadense e maior que o britânico. Fica atrás apenas do registrado nos Estados Unidos, onde os hambúrgueres são uma das maiores fontes de doenças cardiovasculares e sentimento de culpa.

Outro indicador de que há crescente interesse é que duas das maiores indústrias de carne abriram linhas vegetarianas – com esse nome: vegetarianas. Certamente empresas como a Perdigão e a Sadia fizeram pesquisas para lançar sua linha vegetariana e devem ter constatado que é um nicho a explorar.

A tendência mundial é de crescimento do vegetarianismo – na Inglaterra – onde existem surveys – 47% da população se autodenominou vegetariana, mas checadas as respostas se verificou que na verdade boa parte deste número comia peixe e frango – carnes brancas – e se considerava vegetariana, mas não era. Mas isso indica uma ´vontade de ser vegetariano´.

No Brasil essa tendência é crescente – assim como o interesse por "alimentação saudável", onde o vegetarianismo se encaixa muito bem.

Com esses dados podemos dizer que precisamos acrescentar itens sem origem animal no cardápio, mas que transcendam o alface, o tomate e a carne de soja.

Na hotelaria trabalha-se com eventos de todos os tipos: chá da tarde, brunch, almoço, jantar, café da manhã, Coffee breaks em várias categorias: Casamentos, Aniversários, celebrações, reuniões, workshops, seminários e etc. Poderemos enriquecer esses eventos com preparações saborosas e de baixo custo de preparação.

A empresa que se dispuser a incluir itens light, sem gluten, sem lactose, com baixo colesterol estará avançando muito.

Estamos para receber uma crescente de hospedes em 2016 com as Olimpíadas e outros eventos. Seu hotel está preparado para atender esse público? Os eventos de coffee break estão repletos de variedades apetitosas para atender a demanda que não se manifesta, apenas toma suco e come frutas dos itens do buffet?

Em maio tive uma experiencia fascinante ao participar como Coordenador Gastronômico do evento Networking Curitiba IN - LinkedIN em que fiquei responsável pelas mesas de coffee break. Tendo percebido essa tendência, inclui uma mesa vegana. Resultado: as 150 pessoas do evento se dirigiram para esta mesa e se deliciaram com as coxinhas de jaca verde e de PTS, kibe de palmito, frutas, sanduíches orgânicos e trufas de chocolate de vários sabores. Detalhe: o evento não era de vegetarianos. Tinha apenas 1 participante.


Com certeza posso lhe ajudar a captar e atender essa demanda: Implantar a Cozinha Vegetariana Corporativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário